O cantor Morrissey, ex-líder do The Smiths, escreveu um artigo para o site "The Daily Beast" no qual comenta a morte de Margaret Thatcher. Para o músico, ela foi "um terror sem um átomo de humanidade".
Primeira mulher escolhida a ocupar o cargo de primeiro-ministro no Reino Unido --por três mandatos consecutivos, entre 1979 e 1990--, Thatcher morreu nesta segunda-feira (8) aos 87 anos, após sofrer um derrame.
"Tudo que ela fazia era carregado de negatividade", acusou Morrissey. "Ela acabou com a indústria manufatureira britânica, ela odiava os mineiros, ela odiava as artes, ela odiava os que lutavam pela liberdade da Irlanda do Norte e permitiu que eles morressem, ela odiava os pobres da Inglaterra e nunca fez nada para ajudá-los, ela odiava o Greenpeace e os ativistas ambientais, ela foi a única líder europeia que foi contra a proibição do comércio de marfim, ela não tinha perspicácia nem calor humano e seu próprio gabinete a expulsou."
Morrissey é conhecido por defender os direitos dos animais e sempre foi desafeto declarado da primeira-ministra. Os Smiths viveram seu auge durante a década de 1980 --justamente o período em que Thatcher governou o Reino Unido.
O músico chegou a escrever uma canção chamada "Margaret on the Guillotine" (em português, Margaret na guilhotina), cuja letra perguntava à premiê repetidas vezes: "quando você vai morrer?"
A música fez parte de seu primeiro disco solo, "Viva Hate", de 1988.
Para Morrissey, Thatcher odiava as feministas, "mesmo sendo devido a elas que o povo britânico se permitiu aceitar que uma mulher poderia ser premiê".
Segundo ele, graças a ela, "jamais haverá outra mulher no poder no Reino Unido".
"Em vez de abrir essa porta para outras mulheres, ela fechou", disparou.
Publicado em: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1259377-margaret-thatcher-odiava-as-artes-e-odiava-os-pobres-diz-morrissey.shtml
Margaret Na Guilhotina
As pessoas amáveis
Tem um sonho maravilhoso
Margaret na guilhotina
Porque pessoas como você
Me fazem sentir tão cansado
Quando você vai morrer?
Quando você vai morrer?
Quando você vai morrer?
Quando você vai morrer?
Quando você vai morrer?
E pessoas como você
Me fazem sentir tão velho por dentro
Por favor morra
E as pessoas amáveis
Não abrigam este sonho
Transformam-o em realidade
Transformam o sonho em realidade
Transformam o sonho em realidade
Transformam-o em realidade
Transformam o sonho em realidade
Transformam-o em realidade