quarta-feira, 15 de abril de 2015

Shelagh Delaney na obra dos Smiths

Meu exemplar do livro
Shelagh Delaney é um dos maiores ícones dentro da obra dos Smiths. Ela é referenciada de várias formas e em diferentes momentos dentro da discografia da banda.

Morrissey disse "Nunca fiz segredo a respeito do fato de pelo menos 50% de minha razão para escrever se deve a Shelagh Delaney". 

Dramaturga de Salford, nascida em 1939, seu trabalho mais
conhecido foi a peça "Um gosto de Mel", que conta a história de uma jovem proletária que engravida de um marinheiro negro. Como fã obcecada que sou, confesso que ao longo dos anos tratei de ler e ver várias obras de outros artistas ligados ao Morrissey. Esse livro só consegui um exemplar no ano passado (foi publicado no Brasil pela Ed. Brasiliense, é bastante antigo) e posso dizer que gostei muito da leitura. Mas ao que me parece foi o único livro dela publicado por aqui.

O amor de Morrissey pela escritora fez com que várias frases da peça aparecessem em canções, como em "Reel around the fountain", "You've got everything now", "Hand in Glove", e a mais evidente, penso eu ter sido escrita em alusão a obra, "This night has openes my eyes".

Ela aparece também na capa de "Louder than Bombs" e na capa do single "Girlfriend in a coma".